sábado, 22 de setembro de 2012

.bicicletando.

Dizem que na Holanda saber andar de bicicleta é fundamental.
 
E soube que isso era verdade quando vi que era necessário informar minhas habilidades com a tal no formulário de inscrição, a moça da agencia disse que a resposta negativa para esse item reduziria em muito as minhas chances de conseguir uma hostfamily.

Entrei em pânico, pois eu, nos meus 21 anos, realmente não sabia andar de bicicleta! Não sei o que me aconteceu na infância, deve ter sido algum tipo de autismo, só sei que pulei essa etapa da meninice.
Um grande amigo veio me ajudar a aprender então, segurava o banco pra mim e tudo, mas em um certo momento disse que apenas eu poderia conseguir, não adiantava mais, então sentou, e ficou me observando quase cair 72 mil vezes, mas eu não desisti, levantava e ia de novo e de novo e de novo até que não sei, bicicleta é essa coisa mágica, de repente as coisas dão certo e você sai realmente do lugar sem cair, a sensação é tão bonita, fiquei tão feliz que esqueci de freiar e fui contra a muretinha da quadra onde treinava, mas nem me importei, sorria de canto à canto.

Eu acordava cedo todos os dias para praticar, fizesse chuva ou sol, tinha pânico ainda de sair andando na rua, com o tempo passei a andar na rua da praça, mas nunca em lugares mais ousados.

Aí eu fui pra Holanda né, e acho que em menos de 24 horas após minha chegada eu já estava montada em uma bicicleta, o pais realmente tem mais bikes que pessoas de todos os jeitos, TODOS,  eu mesma tinha três bicicletas lá, incluindo a famosa bakfiets, bike de três rodas com uma grande caixa na frente onde eu levava as crianças, as compras, o lixo, tudo, ela era pesada, difícil de manejar, mas com o tempo aprendi as técnicas, ao fim eu a achava muito pratica, na realidade sinto muita falta dela, até mesmo quando tinha quatro crianças dentro, debaixo do frio, da chuva, ou da neve.


Historias micosas com bicicletas na Holanda, no entanto, é o que não me falta, não cheguei a cair, porque tinha tanto medo que ao invés de cair eu jogava a bicicleta longe e saia dela em pulos mirabolantes, mas cheguei a quase morrer quando perdi o controle da bakfiet em uma avenida ou quando atropelei a perna de uma moça que havia caído no chão a minha frente após ser atropelada pela au pair kid de uma amiga, quase atropelei turistas em Paris por esquecer que o freio era nas mãos e não nos pés como na Holanda, quebrei o pedaço de uma moto tentando passar a bakfiet em um lugar estreito e fugi sem dar satisfações incentivada pela menina mais velha e muitas outras infinitas gafes, os cara da bicicletaria me adoravam "lá vem a brasileira doida" certeza eles pensavam isso.

Em uma bicicleta também acho que vivi meus momentos mais lindos lá fora; já escrevi aqui antes sobre meus momentos comigo mesma adentrando ciclovias no meio do nada junto com a minha bicicletinha, meus passeios com as meninas do bairro às quintas para os ladies night, bike trips de Haag à Leiden, de Best à Eindhoven, cantando ou conversando sobre a vida, lado à lado com as minhas meninas conversando sobre nossas historias juntas, rindo e fazendo sinfonia com os sininhos de nossas bicicletas, voltando ouvindo música muito alto do curso de holandês às 23h vendo o risco laranja do sol no horizonte, pedaladas de verão em Amsterdam junto com Enora, atravessando Paris de Agosto com Antoine, me perdendo, me achando, conquistando o meu mundo tão universalmente particular.

Desde que voltei pro Brasil devo ter andado de bicicleta duas vezes no máximo, simplesmente não consigo, não consigo ter animo, ter vontade, me faz falta todo um mundo voltado para as bicicletas, onde elas são orgulho e não alvo de retalhação, grito de luta, não sei explicar, apenas penso que amanhã supero isso, mas o dia nunca chega.

Pra sempre dutch bicicletas aqui dentro do meu coraçãozinho errante.


3 comentários:

Unknown disse...

Ai, jenninha, sofro disso também!
Sinto que me faria MUITO bem andar de bike ouvindo música, mas como fazer isso aqui? Vou morrer! hahah
Eu não andei nenhuma vez depois que voltei.
Como era bom né? Tudo plano, fácil de andar e gostoso.
Ainda bem que aproveitamos bastante.

beijos.

Ana Célia disse...

E eu achando que era a única a pagar mico na bike...hehe. Uma vez eu derrubei a backfiets com as crianças dentro!
Eu tbm morro de saudades de pedalar. De vez em quando eu pedalo aqui em SP, aos fins de semana. Vou do Jabaquara ao Ibirapuera, mas durante a semana é impossível. O povo aqui tem uma fúria com ciclistas que não dá pra explicar =(

Yasmin Mello disse...

Aaah eu realmente espero não ter problema com as backfiets.
Eu gosto de andar de bike mais as backfiets são tão diferentes.
Que Deus me ajude!
HAHAHAHA

BEIJOS