quinta-feira, 7 de abril de 2011

.para sempre luz do dia.



( leia ao som de Sigur Ros - Hoppipolla)


_________________________________________
Já se completava o meu terceiro dia acampando pelo sul da Islândia, com o casal búlgaro-islandês. Tínhamos deixado o acampamento aos arredores da Seljalandsfoss, uma das quedas d'agua mais famosas da ilha, onde eu havia encontrado meu lugar favorito no mundo.
Fomos parar nessa cidadezinha marota, onde estava rolando um festival tão maroto quanto, toda cidade decorada, e pessoas jogando futebol usando coisas engraçadas, tipo um cara de fralda e coisas assim.
Dentro do nosso costume dos últimos três dias paramos na piscina da cidade pra tomarmos banho, todas aquelas europeias eslavas nuas no chuveiro e eu lá cheia de vergonha, tive que vence-la.
Depois uma caminhada pelo vilarejo, desde as casas exoticamente decoradas até a praia, já eram umas 10hrs da noite e o sol ainda brilhava intenso no horizonte.
Tinha uma festa por lá, em uma tenda, começamos a tomar Viking, a cerveja popular, dançamos loucamente com todo mundo, mas pocha, banheiro químico ainda não foi apresentado aos islandeses, foi difícil, mas sobrevivi, sem querer entrar em detalhes.
Conheci um menino de um olho de cada cor, apelidado carinhosamente de Bu, o canibal, já que quando era criança tinha mania de morder as visitas, segundo sua mãe. Ele me levou até a casa de verão do Jonsi, o vocalista do Sigur Rós, que ficava alí do lado, mas pena, ele não estava. Espiei os comodos pela janela, com meus olhos extremamente brilhantinosos.
Já era madrugada e eu já tinha uns cinco ou seis amigos islandeses excêntricos e sorridentes, meus colegas de acampamento já haviam se recolhido, e o céu permaneceu com cor de seis da tarde.

Eu voltei pro acampamento, atravessando um longo campo de mato muito alto, levando minha mão a acariciar a folhagem, contemplando o céu azul brilhoso das 3 da manhã, já com dor nas bochechas de tanto sorrir.

Um dia eu ainda escrevo pro Jonsi, agradecendo por ter me dado a Islandia de presente.


Meu lugar no mundo, Iceland summer '10





Um comentário:

Jenny disse...

amei, oh Jenny.Amei. Um projeto que acredito vai ficar massa! Vou te leer mesmo. Beijao!