segunda-feira, 30 de abril de 2012

Peripécias culinárias dos 365 dias - Parte I

Foram 365 dias morando na Europa, e foram 365 almoços, 365 jantas, cafés da manhã, tarde, snacks, quitutes e o que seja, e esse post, que sem dúvida será dividido em muitas partes, vai decorrer sobre tudo que comi, experimentei, e até mesmo sobre aquilo que me ofereceram mas não rolou de aceitar. Esse festival de cores, sabores e algumas bizarrices culinárias que sem dúvida é um dos pontos essenciais de qualquer boa viagem que se preze. Boa Apetite.



Bitterballen - snack tipico holandês, vende em qualquer lugar e eu amava, crocante pra burro por fora, cremoso por dentro e essa coisa cremosa de dentro nunca descobri ao certo o que era, só sei que em geral estava muito quente e todo mundo queimava a língua de inicio, Suzanne sempre me advertia, lembro com carinho. Existe umas versões maiores dos bitterballen, chamavam de croquette e comiam em geral dentro do pão, afinal, o que holandês não poe dentro do pão, vamos ser sinceros. rs




Faisselle com geléia - tipica sobremesa francesa, ao menos era assim na casa de Antoine, e eu amo cem por cento, faisselle nada mais é que queijo fresco cru, e aí é só acresentar sua geléia favorita e zas, e pocha, geléia na França é uma das melhores coisas do mundo, muito amor. Lembro que uma vez de retorno em Paris escrevi uma msg de txt pro Antoine quando partia da estação de Haia "pode comprar faisselle e geléia que eu to chegando amanhã cara" (: E não é que ele comprou mesmo e em três dias acho que comi tudo. rs


Salada Shopska - Essa salada é a melhor salada do mundo, acredite, muito famosa nas regiões balcânicas, comi na Macedônia e me apaixonei pra sempre, o elemento chave é o queijo grego, ou feta, nome mais popular na Europa, um queijo azedinho que caí deliciosamente bem com o tomate, a cebola e o pepino. Cheguei a reproduzi-la na Holanda pra minha família, porque queijo feta vendia no supermercado do bairro, aqui no Brasil só no mercadão, ainda não tive essa coragem alem que deve ser caríssimo, mas aceito de presente.





Pão com manteiga e flocos de chocolate - sabe quando você é criança e faz misturas bizarras e se acha muito descolado, todo mundo te acha muito esquisito e enfim, na Holanda essa sua invenção pode ser uma tradição, tanto no café da manhã ou no almoço é comum comer pão de forma com manteiga e flocos de chocolate, no começo eu achava meio estranho, mas me apaixonei com o tempo, também tem a versão pão com granulado, os famosos hagelslag (duvido você conseguir falar isso), granulados coloridos, umas bolinhas coloridas também, e até pão com manteiga e um tipo de biscoito dentro é bem apreciado pelos amigos holandeses. Minha marca favorita para os flocos era De Ruijter, se alguém quiser me mandar uma caixa aceito também! (:


Waffles Belgas com Nutella ou Chantilly ou Sorvete - ás vezes penso, eu voltaria na Europa, primeira coisa que comeria seria um waffle belga com nutella derretendo em cima, a gente até pode encontrar isso aqui em alguma loja cara que o valha, mas nada se compara com a graça de parar em um trailler de waffle no centro de Bruxelas como se fosse o tio do hot dog e ver o cara marrentinho fazer o waffle na hora em uma forma velha, isso sim é vida transbordando, e aí vem o waffle quente com a nuttela derretendo lentamente e você vai morrendo de alegria, as versões com sorvete e chantilly tambem são matadoras. I heart waffles forever!




Hutspot - Nunca me esqueço quando Suzanne me disse que ia fazer um prato típico holandês pra mim, me pediu para ajuda-la amassando as batatas, o tal prato, nada mais era que batata amassada, misturada com uma folhagem que tinha um cheiro acentuado de mato acompanhado por um salsichão enorme. Não era a coisa mais gostosa do mundo, mas dava pra comer e enchia bem e dava pra entender através desse prato como os holandeses tinham que ser criativos com as batatas em tempos de guerra "vamos amassar e colocar mato? Bora!" 




Arroz com nozes - Eu e Yara tínhamos nosso tradicional almoço às sextas-feiras, eu vinha com elementos do jantar da noite anterior e ela sempre trazia alguma coisa de casa, os almoços foram ficando tão tradicionais até o dia que ela nos convidou para ir almoçar na casa dela e ou quando fez um almoço especial porque até a avó das meninas foi convidada, e lembro que tivemos de comer no sótão porque na cozinha estavam consertando alguma coisa, foi um almoço único com sobremesa holandesa, minha querida torta de maça com chantilly. Um dos pratos ápice da Yara era um arroz delicioso com nozes árabe, que ela trazia a receita lá da sua mama no Egito, tinha um gosto doce, parecia canela, não sei ao certo, mas era salgado e levemente apimentado também, eu amava muito, tudo que Yara fazia era muito delicioso, comida de verdade sempre. Saudade dói.



Torta de maça holandesa com Chantilly - mencionada no tópico anterior, a torta de maça com chantilly (appeltaartke met slagroom) é minha grande história de amor culinária com a Holanda, especialidade de Suzanne, uma tradição passada de geração em geração em sua família, nenhuma torta em toda a holanda era melhor que a dela, eu experimentava em todo lugar e nunca encontrava, fazia questão de dizer isso pra ela e portanto sempre que ela fazia uma vinha me contar toda contente, ganhei uma especial no meu aniversário inclusive, e no verão ela fez as tortas com maças colhidas no jardim, muito amor. A menina mais nova não gostava da torta e eu e a mais velha ficávamos sempre chocadas de como ela conseguia rs. A torta de maça holandesa é bem simples de fazer,  a massa que deve ser mais difícil, mas era só comprar pronto, embora eu tenha pedido a receita original pra vóva das meninas, dentro era só colocar a mistura de maça, com açucar, uvas-passas e canela, tudo dentro das medidas perfeitamente holandesas, o cheiro enquanto ela estava sendo assada  me matava, eu tinha vontade de lamber o vidro do forno ou algo assim, depois servir sempre com chantilly fresco e um copão de chocomel fechava o festival de deliciosidade que era essa torta. Como na Holanda eles são bem comedidos com comida, todo momento de torta era um pedaço só por pessoa, o que me ensinou a saborear as coisas com muito mais intensidade. Eu e torta de maça holandesa, é pra sempre, e nossas reuniões familiares pra saborea-la é uma fotografia bonita na memória do tempo.



Fecho esse post com minha amada torta, outros tantos ainda virão! Não esqueçam o guardanapo na próxima.

Eet Smakelijk !!! (o:








2 comentários:

Larissa Menon disse...

Meu deus! Morri com as comidinhas, mas morri mais com você falando que sentia vontade de lamber o vidro do forno!!! hahahahaha

e agora fiquei curiosa! faço questão de provar a torta de maça holandesa e descobrir se é melhor que a alemã!

:D

Unknown disse...

Meu Deus alguma alma esperta e astuta para conseguir a receita da torta de maçã pelo amoe de Deus? Tds que vão amsterdam fala dessa maravilha, porem nunca nos passam a receita.